Olá!

 

Que bom que você está aqui.

 

Já passeou pela trilha? Foi até a piscina natural chamada aqui de Lagoa Azul? Vale a caminhada e são só 5 minutinhos.

 

 

Agora apresentamos o nosso picnic: 

Chá do Jardim

Produzimos chás com as nossas plantas que possuem propriedades medicinais e um sabor  refrescante. Hoje fizemos chá de capim limão com cidrão, que trazem frescor e conforto.

Screenshot_20210222-122809_2.jpg

Castanhas e Frutas

Iremos iniciar com castanhas nacionais (do Pará e de Caju), ricas em selênio e fósforo. Já as frutas, dependemos da estação. Com frutas da Mata Atlântica, o cardápio muda todo final de semana, tendo frutas como jaboticaba, maracujá, goiaba, pitanga e banana.

castanhas e frutas nativas

Tosta 

 

Tosta de fermentação natural, com azeite de oliva aromatizado com alecrim, tomilho e manjericão cultivados no sítio.

letsgocostarosa20210216-21_edited.jpg

Cuca

Com banana do sítio, essa cuca tem farinhas de amêndoas e côco, sendo um alimento funcional. Um pouquinho de chocolate 70% vegano e lâminas de amêndoas dão o nosso toque autêntico.

WhatsApp%20Image%202021-02-20%20at%2008.

Suco

 

Como opções de suco, estamos com os sabores melancia e açaí juçara. Sabemos que os sabores mais pedidos são uva e laranja, mas não temos essas frutas aqui no sítio. Os sucos aqui são batidos com água de coco natural.

letsgocostarosa20210216-141_edited.jpg

Café Especial:

 

Para ser considerado um café especial, o grão precisa passar por diversos critérios de qualidade. No Brasil, a responsável por certificar estes grãos é a BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association) seguindo os critérios da SCA (Specialty Coffee Association) que julga desde características físicas, como origens, variedades, cor e tamanho, ausência de defeitos, preocupações de ordem ambiental e social, como os sistemas de produção e as condições de trabalho da mão-de-obra cafeeira.

 

Hoje, sua definição mais amplamente aceita é para os cafés que são compostos somente de grãos arábica, livre de defeitos  (grãos pretos, verdes e ardidos) e que atingem uma nota mínima de 80 pontos dentro de 100 possíveis quando avaliados por um especialista: o Q-Grader.

Uma vez escolhidos e selecionados a dedo, os grãos chegam ao Terra Natal - nossos parceiros - ainda verdes, crus, para passar pelo processo de torra. É quase uma metamorfose, onde eles mudam de cor, ficam mais leves pois perdem água, aumentam de volume e adquirem mais aroma. Isso porque, é a exposição a altas temperaturas que permite aos grãos desenvolverem suas qualidades aromáticas, sabor, corpo, acidez, finalização e equilíbrio. O mesmo grão de café pode ter características potencializadas ou depreciadas conforme o perfil de torra utilizado.

 

O café especial oferece uma gama de possibilidades e, apesar de complexo, nossa avaliação vai primeiramente as características principais do café, como doçura e acidez, além dos aromas e sabores e como tudo isso se harmoniza na bebida.

letsgocostarosa20210216-46.jpg

Cafés COSTAROSA

Nosso café é um blend, onde unimos os grãos de duas origens: Fazenda Klem, das Matas de Minas e Sítio Bela Vista, do Caparaó Mineiro.


Fazenda Klem

Nagipe Klem e sua família, junto com Juan Vargas e as famílias parceiras das Fazendas Klem, são referência no cultivo de café especial orgânico no Brasil e mundialmente. Os Klem receberam vários prêmios ao longo dos últimos anos, como 3º lugar no Cup of Excellence e  8º lugar no Cup Of the Year, reconhecimento dos cafés de alta qualidade que estão produzindo.

Fazendas Klem, Luisburgo/MG – região das Matas de Minas.
Produtor: Família Klem, Juan Vargas e famílias parceiras.
Tempo de parceria: 4ª safra.
Altitude média: 100 metros.
Safra: 2020/21.
Espécie: Arábica.
Varietal: Catuaí Vermelho IAC 44 – cultivo orgânico.
Processo de pós-colheita: Natural — processo em que as sementes, após a colheita, secaram lentamente dentro dos frutos maduros.
Certificados: Orgânico Brasil por IMO do Brasil, UTZ Certified e Rainforest Alliance CertifiedTM.

Sensorial:

Lembra nozes, pera e carambola.
Potencial dos atributos de doçura, acidez e corpo, em uma escala de 0 a 10:
Doçura 9 ; Acidez 8;  Corpo 6