AGROFLORESTA MEDICINAL EM FLORIANÓPOLIS

Atualizado: 7 de out. de 2020

Na busca constante de novas mudas de plantas medicinais aqui pro sítio, acabamos conhecendo o sítio Florbela, em Florianópolis. O caminho até o sítio, que está no Sertão do Ribeirão já é lindo, com parada no caminho para a vista da Lagoa do Peri e as Dunas da Praia da Joaquina. Chegando no lá, fomos recepcionados pela Elaine, que nos apresentou o sítio.


O casal Elaine e Sérgio praticam Sistemas Agroflorestais Sintrópicos no sítio desde 2016, nos 39 hectares da propriedade. Trouxeram cursos com nomes conhecidos no mundo agroflorestal como Namaste, Juã e Nat Muguet. Caminhamos pelos SAFs implantados em diferentes períodos e pudemos vivenciar presencialmente pela primeira vez um SAF com medicinais.

Além da agrofloresta, pudemos aprender um pouco mais sobre a importância de estar inserido em uma rede agroecológica, como a Rede Ecovida, que fazem parte. E do projeto turístico, que também estamos fazendo parte, o Acolhida da Colônia - rede participativa de agroturismo de base comunitária.


No sítio, também cultivam, beneficiam e comercializam alimentos com certificação orgânica; além de promover cursos, vivências, visitas e oficinas ligadas a temas como agroecologia, sistemas agroflorestais e cultura local. Também é feita a destilação de óleos essenciais e produção de mudas.

Foi muito bom poder trocar experiências sobre medicinais e PANC com que está vivenciando as práticas há mais tempo, e trazer algumas mudas deste local que é cuidado com tanto carinho. Essa visita foi inspiradora! Parabéns Elaine e Sérgio!


Até a próxima visita!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo