EXPERIMENTANDO O AÇAÍ JUÇARA EM AGROFLORESTA EM ALGODÕES (BA)

Atualizado: 29 de set. de 2020

Após o curso na Agrofloresta Ouro Fino, pegamos carona com o casal mato grossense Isa e Carlos que fizeram o curso com a gente na fazenda, para o litoral da Bahia, fomos para a Península de Marau. Desbravamos as praias lindas daquela região até Itacaré. Em Algodões, conhecemos a Agrofloresta do Sítio do Outeiro.


O Sítio do Outeiro, é onde mora o casal do Márcio e da Marisa. Fizemos um tour com o Márcio pela agrofloresta que está instalada no topo do morro, com o visual incrível da Praia de Algodões.

Após o passeio, conhecemos a Marisa e a parte de produção de germinados de girassol, rabanete, mostarda, rúcula e outras plantas.

Conhecemos também a produção de alimentos que estavam fazendo, desde lascas de coco, geléias de frutas, nibs de cacau e granola. Mas o grande destaque do espaço é o açaí juçara, que é preparado na hora, com bananas também cultivadas no sítio e tem uma textura de sorvete incrível.

Ainda na visita, acabamos conhecendo um vizinho, o Nayã, estava fazendo estágio na fazenda e nos contou um pouco sobre seu estudo com Redes de Agroecologia. Em resumo, essas redes de agroecologia são uma grande oportunidade para a agricultura familiar, pois possibilitam fortalecimento, já que auxiliam na certificação deles, que fora da rede enfrentariam custos absurdos, e as trocas, tanto de saberes como de produtos. Nessa região da Bahia, existe a Povos da Mata, uma Rede de Agroecologia em que o Sítio do Outeiro faz parte, e foi um exemplo para a reprodução do modelo na Estação Orgânica, em Balneário Piçarras/SC.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo