DE ONDE VEM O NOSSO CAFÉ ESPECIAL?

Atualizado: 29 de set. de 2020

Quando pegamos uma xícara de café é difícil ter idéia da complexidade que tem dentro. Desde a história do nosso país e a produção de café, como a atualidade que além de sermos os maiores produtores e consumidores, estamos aprendendo sobre o café, e apreciando o café especial.


Para nós dois o Café Especial chegou de uma forma diferente. Em Porto Alegre, o Fabrício frequentava (amava) algumas cafeterias que servem café especial, e tentam para difundir cada vez mais, entre elas estão o Café República, Baden e ... Enquanto isso, a Sabrina bebia o café do Café do Mercado, e de forma tímida experimentava o café de dois grandes amigos que estavam morando em Joinville e montaram o café e torrefação Terra Natal. A amizade com a Taline, do Terra Natal, vinha da época da faculdade de arquitetura, em que nas horas vagas eram terapeutas da alegria a surfistas.

O casal Acauã e Taline, do Terra Natal tem uma história que nos chega a emocionar. Eles fizeram uma viagem do Brasil até o Uruguay e depois subiram até o Canadá, de bicicleta, pasmem! Com o projeto Amorbikecafé, em 2015, no caminho, além de conhecer as paisagens e pessoas, eles queriam aprender ao máximo sobre o café, incluindo fazer cursos, conhecer cafeterias, torrefadores e fazendas produtoras de grãos. Detalhe é que as fazendas de café ficam em regiões altas e afastadas das cidades, então imaginem que não foi fácil realizar esse sonho.


Quando resolvemos montar uma cafeteria, a primeira coisa que fizemos foi visitar esse casal tão inspirador. Fizemos um workshop experimentando o café em diferentes métodos e diversos tipos de grãos e contamos o nosso sonho. E com isso você já pode ir entendendo que especial não surge só por ser um adjetivo, há mais complexidade, além de muita história.


Para um café ser especial, ele é feito apenas com frutos maduros, por isso a torra costuma ser mais clara, pois não precisa esconder defeitos. A legislação brasileira, permite que a composição da maior parte dos cafés que encontramos no mercado não seja de 100% café, isso faz uma grande diferença do café especial. E algo que nos motiva muito a trabalhar com o café especial, é a relação com os agricultores, como a relação trabalhista é respeitada, como esse tipo de produção tem melhorado a vida deste produtores.


Com a ajuda dos nosso amigos do Terra Natal, encontramos agricultores de produzem café em forma agroflorestal, fazendo consórcio com árvores frutíferas que acabam ajudando um dos maiores problemas da produção do café, que é quando está com frutos e fortes chuvas podem prejudicar a produção, se não tiver árvores protegendo.


O que mais ouvimos aqui é "É a primeira vez que tomo café sem açúcar e gosto". Isso acontece por geralmente tomarmos café que não é realmente café, e isso nos motiva a cada dia a apresentar o café especial para mais pessoas, a descobrirem esse universo deste alimento que está na nossa mesa todos os dias.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo